5 dicas para fortalecer a autoestima
- Eduarda Marchetti

- 24 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2024

Você já parou para pensar que você é a única pessoa que vai conviver com a sua companhia para o resto da vida? Essa convivência tem sido saudável ou você tem sido "tóxica" consigo mesma?
Não temos o costume de reparar o quanto somos impactadas pela forma que nos tratamos. Deixamos de perceber hábitos de comportamento que deixam nossa autoestima lá embaixo, como:
-fazer autocríticas na frente do espelho
-deixar de investir em nossos sonhos por acreditar que não somos capaz
-permanecer em situações desagradáveis por não estarmos conscientes de nossas necessidades e emoções
-deixar de expressar espontaneidade por acreditar que não seremos aceitas
-deixar de praticar o autocuidado ou as rotinas saudáveis que necessitamos
-deixar de cumprir os compromissos que estabelecemos conosco
Se uma pessoa que você ama fizesse tudo isso com você, você continuaria nesta relação? Não! Pois é, precisamos melhorar essa relação, não é mesmo?
A boa notícia é que com prática e constância tem jeito sim!
Aqui temos algumas dicas para você resgatar essa boa relação com sua autoestima:
1) Monitore os seus pensamentos e perceba quando você está se criticando. Quando isso acontecer, se ofereça comentários mais gentis e amorosos. Com a prática, seus diálogos internos vão se tornando menos críticos/julgadores e mais acolhedores.
2) Perceba (e faça uma lista) de quais são os ambientes/ situações/pessoas/hábitos que fazem você se sentir bem e reforce isso. O objetivo é que você possa estimular aquilo que faz você se sentir bem e reduzir aquilo que faz você se sentir mal ou desconfortável.
3) Crie planos de ação para desenvolver aquilo que você percebe que são pontos a melhorar. Importante que estes objetivos sejam graduais, para que você sinta que está se aprimorando aos poucos e que está tendo capacidade de alcançar aquilo que deseja
4) Crie rotinas de autocuidado e autoamor. É importante que você esteja consciente de suas necessidades para poder se oferecer aquilo que precisa.
5) Além de seguir essas dicas, faça terapia para identificar de forma mais específica aquilo que você precisa e para fortalecer a autoestima em um ambiente seguro e acolhedor!
Psicóloga Eduarda Marchetti
+55 48 991466046





Comentários