top of page

O que fazer para aliviar uma crise de ansiedade

  • Foto do escritor: Eduarda Marchetti
    Eduarda Marchetti
  • 3 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2024


ree

Sentir ansiedade pode ser algo bastante desesperador. O corpo pode apresentar sintomas desconfortáveis e intensos, e muitas vezes ficamos confusas sem saber o que fazer para aliviar este sentimento.


Para aliviar uma crise de ansiedade, podemos começar entendendo o que NÃO fazer:

1) Não tente resolver as situações durante uma crise pois você não está pensando com clareza.

2) Não comece a respirar rapidamente pois a hiperventilação fará você ficar ainda mais ansiosa. Além disso, se você não souber fazer a respiração correta apenas irá piorar a situação.

3) Não fique ruminando sobre a situação que gerou ansiedade. Isso pode fazer os sintomas intensificarem.

4) Não catastrofize a situação pensando no pior cenário.


O que FAZER em uma crise de ansiedade?

1) Primeiro, se você vem apresentando sinais de ansiedade, busque ajuda psicológica e psiquiátrica. Assim você consegue aprender a gerenciar as situações ansiogênicas, a ressignificar os pensamentos que estão gerando ansiedade e a regular suas emoções.

2) Entenda que a preparação para uma crise de ansiedade começa muito antes de apresentarmos a crise, ou seja, tenha a rotina de fazer um treino diário de respiração diafragmática por pelo menos 5 minutos. Assim quando você estiver em uma crise será muito mais fácil de o corpo relembrar os caminhos para o alívio emocional.

3) Relembre-se que embora o sofrimento possa ser intenso, a crise de ansiedade costuma ter um tempo de duração de em torno de 10 minutos. Este pensamento por si só já auxilia a aliviar o desconforto, visto que a compreensão do que está acontecendo na crise já é um caminho para manejá-la.

3) Durante os momentos de maior intensidade, busque utilizar distrações para tirar o foco do desconforto interno. Alguns exemplos de distrações são: um passeio, a contemplação do ambiente à sua volta, das cores, dos sons etc.

4) Após aliviar a emoção, examine seus pensamentos e sentimentos para identificar que ações são necessárias para você resolver aquilo que está gerando desconforto e ansiedade.


Se precisar, busque ajuda psicológica. Você não precisa passar por sofrimento sozinha.


Psicóloga Eduarda Marchetti

+55 48 991466046




 
 
 

Comentários


logo-whatsapp-1024.png

Com amor <3 Eduarda

bottom of page