Como parar com a procrastinação
- Eduarda Marchetti

- 24 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2024

Quando desejamos acabar com a procrastinação precisamos primeiro entender quais são os motivos que levam a este comportamento a fim de fazemos os ajustes de maneira mais eficiente. Por exemplo, pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem apresentar este comportamento por dificuldades de organização de tarefas sequenciais ou de gerenciamento de tempo; por outro lado, pessoas que apresentam Transtorno Depressivo Maior podem ter dificuldade de realizar as tarefas por desânimo, apatia, falta de energia etc. Precisamos entender a origem deste comportamento para que em cada um desses cenários seja feita uma abordagem clínica diferente, por este motivo é importante que você busque avaliação de especialista.
No entanto, alguns pontos que você pode ajustar hoje são os seguintes:
- Se você está procrastinando por achar a tarefa muito grande, busque desmembrar a atividade em pequenas tarefas. Assim você cria uma linha clara de ações e consegue se sentir mais confiante para realizar, visto que consegue riscar da lista as atividades que você já realizou e percebe suas capacidades de ação.
-Se você está procrastinando por achar a tarefa muito difícil e entediante, busque maneiras de tornar a atividade mais atrativa e prazerosa, preparando o ambiente com uma bebida que você aprecia, uma música que você gosta etc.
- Se você está procrastinando por se distrair (exemplo, começou a agir mas é interrompido pela vontade de fazer um café, de organizar um ambiente, de lavar louças etc.), organize os seus horários para contemplar as áreas de vida necessárias, e no horário que você se comprometeu com a atividade, tenha tudo que você precisa ao seu redor antes de iniciar a tarefa (tenha seu café pronto, os materiais necessários para realizar o que precisa, o ambiente organizado etc.)
-Se você costuma se distrair demais, deixe seu celular em modo avião ou em outro cômodo e avise as pessoas de sua casa para não interromperem enquanto você realiza o que precisa.
Se mesmo assim você apresentar dificuldades, busque ajuda psicológica.
Psicóloga Eduarda Marchetti
+55 48 991466046





Comentários