top of page

5 dicas para quem está iniciando a prática de meditação

  • Foto do escritor: Eduarda Marchetti
    Eduarda Marchetti
  • 23 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de set. de 2022


ree

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra “meditação” já pensam: "Ah, mas isso não é para mim, eu não consigo ficar parada!”. Quem aí já se identificou com essa frase? Eu mesma já senti bastante dificuldade ao me comprometer com a prática. No entanto, é só lembrar dos benefícios que já arrumo uma forma de implementar esse hábito em minha rotina.


Para iniciarmos a conversa sobre meditação, gostaria de trazer a informação de que meditar não é só a prática que costumamos ver de uma pessoa sentada em posição de lótus apenas respirando. Essa é sim UMA maneira de praticar, mas existem as mais variadas formas, estilos e origens de meditações.


Quando comecei a praticar, sentia bastante desconforto e sono ao ficar na postura, mas aos poucos o desconforto foi se transformando em uma sensação de paz porque entendi que naquele momento, eu precisava apenas SER, e isso era quase antinatural na minha realidade, visto que eu estava no extremo FAZER.


O ponto central para entendermos ao iniciar a prática é que a meditação é um momento para você viver com presença e autoobservação. Você precisa apenas estar consigo mesma por alguns instantes, sem certo e errado, sem cobranças ou julgamentos.


Essa prática pode parecer desafiadora justamente porque não estamos acostumadas a olhar para dentro, e muitas vezes isso até nos assusta. No entanto, aos poucos vamos nos aproximando e criando intimidade com o nosso ser e com tudo que nos integra. Então, se você já decidiu que deseja iniciar a prática, vamos para as dicas!


  • Comece pequeno: Não se coloque a meta de meditar 20 minutos por dia se você nunca fez a prática. Comece com 5 minutos e vá aumentando gradativamente, à medida que vai criando o hábito e se adaptando com o “estar consigo mesma”. Lembre-se: O mais importante na prática de meditação é a consistência, ou seja, fazer um pouquinho a cada dia.

  • Comece com uma prática prazerosa: Se a experiência de início já for muito chata, você provavelmnte não vai se comprometer com a prática e vai começar a deixar pra depois, pra depois, até parar de fazer. Existem inúmeras práticas de meditação, então de início, teste várias, e assim que identificar uma que você gosta, faça por mais dias.

  • Se você não se identificar com práticas formais, você pode fazer práticas informais de atenção plena. A prática informal acontece quando você coloca completa presença e atenção a todos os sentidos envolvidos na atividade que você estiver vivendo no momento. Pode ser a leitura de um livro, a rotina de escovar os dentes, o consumo de uma refeição prazerosa, o hábito de tomar banho etc.

  • Crie um hábito e um ritual para a sua prática. Mas por que isso ? Se você pratica sempre no mesmo horário e cria um ambiente propício para a introspecção, é muito mais provável que você se comprometa com a prática, visto que pode se tornar algo mais prazeroso.

  • Permita-se experimentar com curiosidade e sem julgamento. Muitas vezes quando começamos a prática temos algumas expectativas, e isso pode fazer com que você não consiga estar presente. Assim, apenas fique atenta ao que estiver aparecendo ali, sem comparar com a experiência de outra pessoa, sem sentir que você está fazendo errado, sem achar que por ser diferente de outras práticas não é tão efetivo quanto deveria ser. Cada prática é única, e elas apenas são o que são.

Mas me conta, você já pratica meditação? Se sim, essas dicas foram úteis para você?

 
 
 

Comentários


logo-whatsapp-1024.png

Com amor <3 Eduarda

bottom of page